Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: reflexões a partir de projetos de intervenção pedagógica no estágio curricular supervisionado
Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros, Pablinny Ribeiro Bonfim Lima

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente texto relata as experiências vivenciadas por futuros professores de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Jussara, no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. Trata-se, portanto, da experiência dos estagiários na elaboração/desenvolvimento de projetos de intervenção pedagógica, realizados nos anos finais do Ensino Fundamental, na escola campo, CPMG, instituição que recebe os estagiários. O primeiro projeto, “Geometria em ação”, cujo propósito foi de propiciar conhecimento sobre a aprendizagem de Geometria. Já o segundo projeto intitulado “Matemática em ação”, teve como objetivo preparar os alunos, por meio da resolução de questões trabalhadas nas avaliações externas, para a Prova Brasil, a Saego e a Aneb. Os temas do projeto foram escolhidos pelo grupo gestor da escola campo, juntamente com a professora de estágio, já que a geometria é um tema abordado em provas diagnósticas e os alunos têm apresentado dificuldades, além disso, existem anualmente provas externas que avaliam o desempenho educacional da instituição. As ações desenvolvidas permitiram perceber que execução dos projetos promove a integração entre a universidade e escola campo, num momento de interação dos estagiários com a realidade escolar. Também que a elaboração/desenvolvimento do projeto permitiu a junção da teoria com a prática, tão aclamados nos cursos de Licenciatura e, ainda, possibilitou, aos estagiários, a experiência pedagógica e a familiarização com a pesquisa participante.

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