Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CULTURA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO FRENTE AO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL
Gerson Scherdien Altenburg, André Luis Andrejew Ferreira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O conhecimento da Etnomatemática sendo contextualizado entre a geometria e a cultura[1] pomerana. Uma pesquisa qualitativa relevante por estar atrelada a investigação de conhecimentos geométricos algébricos, na arquitetura rural do município de São Lourenço do Sul.  Nesta definição, relaciona-se o contexto social, que vem a fazer uso da Etnomatemática, sendo a linha norteadora deste trabalho, na visão cultural do conhecimento geométrico, baseado nos detalhes das casas típicas pomeranas. Como forma de materializar o estudo, os alunos coletaram fotografias dessas construções para analisar as formas geométricas presentes, bem como fazer cálculos de áreas e perímetros. O desenvolvimento desta pesquisa é procurar retratar uma atividade diferenciada na abordagem do conteúdo de geometria plana, para a identificação e cálculos de figuras geométricas planas. Para tanto, na realização da pesquisa foi utilizado o software GeoGebra como recurso tecnológico auxiliar, onde concretizou-se o estudo com as projeções similares das arquiteturas. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Rodolfo Bersch, nas aulas de matemática de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, que se auto declaram em sua totalidade pertencentes da cultura pomerana.


[1] Conjunto de conhecimentos compartilhados e comportamentos compatibilizados. Substrato dos conhecimentos, dos saberes/fazeres e do comportamento resultante, compartilhado por um grupo, comunidade ou povo. Cultura é o que vai permitir a vida em sociedade sendo identificada pelos seus sistemas de explicações, filosofias, teorias, e ações e pelos comportamentos cotidianos. (D’AMBRÓSIO, 2013).


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