Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A ESCRITA REFLEXIVA EM CADERNOS DE METACOGNIÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Cristina Franz Strelow, Antônio Maurício Medeiros Alves

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho é um ensaio para a qualificação de dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – UFPel e tem como objetivo analisar a contribuição da escrita no processo de aprendizagem nas aulas de matemática, de forma a promover um melhor desempenho dos alunos nessa disciplina. Dessa forma, levei para as aulas de Matemática a escrita reflexiva, na forma de cadernos de metacognição, onde busquei investigar e analisar como os alunos estavam aprendendo, de que forma eles estavam aprendendo e o que não estavam entendendo, para que durante o processo pudessem ser feitas intervenções pedagógicas para que a aprendizagem fosse significativa. Os participantes da pesquisa foram os 12 alunos da turma de 9º ano, do ano de 2016, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Izolina Passos, situada no bairro Nova Esperança, em São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. Esses alunos eram muito participativos e abertos a novas técnicas e metodologias para a aprendizagem. Essa é uma pesquisa na área da educação numa abordagem qualitativa, pois irá considerar todo o processo, como o aluno aprendeu e também será considerado o resultado final, o que aprendeu. Realizada na perspectiva da pesquisa-ação, com análise de dados que se aproxima de ATD (Análise Textual Discursiva).

Texto completo: PDF