Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A PRODUÇÃO DE HQS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Mariana do Nascimento Fuly, Gabriella Marie Lobo Alves Sodré, Wanderley Moura Rezende, Gabriel Martins Felix

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Desde muito tempo, as histórias em quadrinhos dão vida ao imaginário de crianças e jovens. Recentemente, muitos estudos convergem no que diz respeito às potencialidades dessa mídia, como uma possível ferramenta didática que pode ser utilizada por professores para dinamizar o aprendizado. Ainda assim, durante as últimas décadas, a inserção dos quadrinhos no meio escolar vem acontecendo de maneira tímida e, além disso, nas raras vezes em que são utilizados, apresentam-se apenas com uma caráter acessório - ilustrando um problema, mas não contribuindo efetivamente para a compreensão do mesmo. Foi em meio a esse panorama que uma equipe de bolsistas de um programa institucional resolveu criar um material próprio, que atendesse a demanda de narrar integralmente uma situação-problema de cunho matemático, além de discutir suas possíveis soluções, utilizando-se dessa arte sequencial. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o comportamento e as ações dos bolsistas do projeto citado na elaboração de problemas matemáticos apresentados em forma de histórias em quadrinhos, observando os reflexos dessa prática na formação desses sujeitos. Além disso, buscou-se investigar se esses futuros docentes estariam sendo estimulados a elaborarem problemas, bem como, se o curso de licenciatura estaria desenvolvendo, eficientemente, as habilidades necessárias para essas ações. Mediante esse levantamento, foram utilizadas três ferramentas para a coleta de dados: uma oficina, um questionário e uma entrevista. Ao fim deste trabalho, são apresentados os resultados da pesquisa, bem como o produto - um gibi com estórias e passatempos matemáticos - elaborado pelos licenciandos ao longo do projeto.