Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PRESENÇA DA HISTÓRIA CULTURAL EM UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO
Antonio Mauricio Medeiros Alves

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Essa comunicação tem por objetivo apresentar as contribuições da História Cultural na definição do objeto de pesquisa e da metodologia adotada numa pesquisa de doutorado, servindo como base metodológica e pano de fundo num estudo no qual se realizou uma análise histórica da abordagem Matemática em livros didáticos do ensino primário, que compõem as coleções “Estrada Iluminada” e “Nossa Terra Nossa Gente”, produzidos no estado do Rio Grande do Sul, no período de 1960-1978, de autoria das professoras gaúchas Nelly Cunha e Cecy Cordeiro Thofehrn. Numa abordagem qualitativa, usando como principal metodologia a análise documental, o estudo privilegiou os livros didáticos como fontes e objeto de pesquisa, a partir de referenciais da História Cultural. A fim de responder ao problema de pesquisa, seja esse, desvelar como o Movimento da Matemática Moderna (MMM) constituiu-se no RS e compreender como a Matemática Moderna foi incorporada nas coleções “Nossa Terra Nossa Gente” a partir da reelaboração da coleção “Estrada Iluminada”. Pela análise dos livros, foi possível identificar quais conteúdos da Matemática Moderna foram contemplados na reelaboração de tais coleções, identificando, assim, o desenvolvimento e a influência desse movimento na produção didática gaúcha em estudo.

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