Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A APLICAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS COM ALUNOS SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nadjanara Ana Basso Morás

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Estudos mostram que a aplicação de materiais manipuláveis podem contribuir para atingir resultados mais significativos no ensino da matemática, principalmente quando desenvolvidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, a aplicação desse recurso didático auxilia no processo de abstração e compreensão de conceitos matemáticos. O presente estudo refere-se a um relato de experiência, na  minha caminhada como professora e pesquisadora da área da surdez e da matemática, com a utilização de materiais manipuláveis, desenvolvidos com alunos surdos em uma escola com proposta de educação bilíngue. Dessa forma, a aplicação desse recurso didático, relatado nesta experiência, tinha por objetivo o ensino da matemática, especificamente o do conteúdo de números naturais de 0 até 9, em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental I. Em síntese, percebi que a utilização dos materiais manipuláveis, foi relevante para ensino da matemática, considerando que a sua aplicação possibilita uma interação e um contato visual com o objeto de estudo – números naturais de 0 até 9 –, além de proporcionar uma maior relação entre a teoria e a prática.

Texto completo: PDF