Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DA PROFESSORA POLIVALENTE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Darlan Maurente Rangel, Antônio Maurício Medeiros Alves

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Este estudo trata de uma pesquisa de dissertação em andamento, cujo objetivo é compreender as crenças e concepções sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática apresentadas pela professora Polivalente analisando em que medida essas influenciam o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Para tanto propõe-se um  estudo de caso que terá como sujeitos de pesquisa professoras Polivalentes de 4º e 5º anos do ensino Fundamental da rede estadual do Município de Bagé, por entendermos que as professoras desse nível escolar necessitam, para o desenvolvimento de sua prática pedagógica, ter um maior conhecimento dos conteúdos que serão explorados em Matemática.A pesquisa está em sua etapa inicial, na construção do referencial teórico, a partir do que se espera construir os instrumentos de coletas de dados que permitam compreender a concepção das professoras polivalentes sobre o ensino e a aprendizagem de matemática nos anos iniciais, a fim de que se possa elaborar estratégias que deem suporte ao desenvolvimento dessa prática. A partir da elaboração dessas estratégias será proposto aos sujeitos da pesquisa um Programa de Formação Continuada, ainda a ser definido.


Texto completo: PDF