Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CONTEXTO HISTÓRICO DA RUPTURA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO – GEOMÉTRICO: XY UMA RETA OU UMA ÁREA?
Paula Cristina Bacca

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esta comunicação apresenta o contexto histórico e filosófico do nascimento da Geometria Analítica e propõe atividades que permitam ao estudante verificar a relação existente entre a álgebra e a geometria, antes e depois da publicação de La Géométrie de Descartes, em 1637. Para isso, foca-se na civilização ocidental europeia, berço da ciência moderna. Tal luneta investigativa explica-se devido aos conteúdos do Ensino Básico relacionarem-se com os conceitos matemáticos desenvolvidos e utilizados para a construção dessa ciência nesse cenário. Com ele, é possível compreender o pensamento na época de Descartes e entender a revolução dentro da álgebra e da geometria no início da ciência moderna, afora a criação da geometria analítica. Para isso inicia-se com as construções geométricas apresentadas no célebre apêndice cartesiano, e as suas representações algébricas, comparando-as com o pensamento árabe. Tais atividades possibilitam a compreensão das diferentes representações geométricas de uma mesma expressão algébrica, conceito fundamental ao se trabalhar com a geometria analítica. Além disso, têm como finalidade evidenciar a contribuição de Descartes para a matemática por meio de situações envolvendo álgebra e geometria, aprofundando assim a importância histórica e atual da geometria analítica.

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