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CONCEITO DE VETOR – ARGUMENTOS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DO CONCEITO
Viviane Roncaglio, Cátia Maria Nehring

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


Este artigo apresenta resultados da pesquisa desenvolvida no Mestrado da primeira autora, com orientação da segunda, que teve por objetivo analisar registros produzidos por estudantes de Engenharia em atividades de tratamento e conversão, considerando conceitos de Geometria Analítica e Vetores[1] e da Teoria dos RRS[2], na perspectiva da apreensão conceitual. Os sujeitos que constituíram esta pesquisa foram estudantes dos cursos de Engenharia, matriculados na disciplina de GAV. Os dados produzidos foram registros de questões da primeira e última avaliação, a transcrição de questões propostas em monitoria e avaliações, o caderno de um estudante e listas de exercícios. As conclusões em relação aos dados produzidos foram: dificuldades por parte dos estudantes em realizar conversões quando um dos registros envolvidos é o registro figural, falta de compreensão em relação aos elementos de formação do vetor, falta de entendimento em relação ao sentido da operação e dificuldades em aplicar o conceito de vetor em situações que exigem a mobilização das propriedades operatórias.

[1] A partir deste momento será abreviado para GAV.

[2] Registros de Representação Semiótica de Duval (2003, 2009).


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