Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR CRÍTICO PARA AS EMBALAGENS
Letícia Carvalho Maciel, Letícia Viveiros de Souza, Lucas Franco Belém de Freitas, Ranna de Jesus Ambrosio

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho propõe um ensino de Geometria de forma dinâmica e progressiva uma vez que, epistemologicamente, ocorre de forma mecânica, em que os alunos decoram as fórmulas e as aplicam sem entender o real significado dos procedimentos realizados. O ensino de Matemática a partir de situações da realidade do aluno pode possibilitar uma aprendizagem significativa por meio da construção de conhecimentos que vai além de calcular, já que a Matemática é uma componente curricular capaz de gerar aspectos sociais, políticos e econômicos, promovendo uma formação para a vida e para o mundo do trabalho. Propõe-se uma sequência metodológica que empregue diferentes ferramentas de ensino, como: softwares, embalagens, jogo e sólidos geométricos. Tal sequência tem como objetivo trabalhar com embalagens prismáticas, utilizando métodos dedutivos afim de construir os conceitos de área total e volume de prismas. Os softwares e sólidos, auxiliam no desenvolvimento de uma melhor didática, levando o maior número possível de alunos à abstração dos conteúdos. Dessa forma, o discente poderá perceber a importância da utilização do que foi aprendido em aula em seu dia a dia. Assim, além de instrumentá-los matematicamente, proporcionar uma participação/atuação crítica na sociedade colaborando com sua emancipação como cidadãos.

Texto completo: PDF