Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O PLANEJAMENTO DE UMA TAREFA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATERIALIZADO NOS TEXTOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Danusa Lara Bonotto, Morgana Scheller, Valderez Marina do Rosário Lima

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


O artigo objetiva apresentar os conteúdos tematizados nos diários de planejamento de uma tarefa de Modelagem na Educação (ME). Os diários foram produzidos por uma professora de Matemática da Educação Básica, participante de um projeto de formação continuada com Modelagem. O aporte teórico-metodológico e analítico utilizado é o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), para o qual a linguagem é considerada como produto social e constitutiva do desenvolvimento psíquico humano. Os resultados assinalam a relação conflituosa entre os elementos que constituem o trabalho docente e revelam aspectos do real da atividade de trabalho da professora fornecendo subsídios para melhor compreender o trabalho do professor de Matemática com Modelagem.

 


Texto completo: PDF