Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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O CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS E A CONTEXTUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA QUE ENVOLVE SUAS OPERAÇÕES NUMÉRICAS - Uma construção para duas turmas do 8º ano do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)
Raquel Tavares Scarpelli de Araujo Moreira, Rosana Gomes Bernardo

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Tendo em vista a lei 13.146/2015 e a proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tem o departamento de Matemática desta instituição trabalhado em parceria com professores de Matemática do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) visando à construção de abordagens de conteúdos para o ensino de Matemática para alunos com esse perfil, de modo a oferecer ao licenciando de Matemática uma formação mais completa e mais consciente de seu papel como educador. Este relato de experiência baseia-se em um trabalho realizado com duas turmas de 8º ano do ensino fundamental do INES (em um total de 22 alunos), nos meses de março a junho de 2017, junto às quais foram construídos os conceitos de números inteiros e as operações básicas entre eles sob uma ótica geométrica, de forma a explorar o campo visual dos alunos com surdez e baixa audição.

Palavras-chave: Surdez. Inclusão. Ensino. Números inteiros. Operações numéricas.


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