Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um olhar a partir do estágio curricular supervisionado
Ana Carolina Evangelista Sousa, Roseli Araújo Barros

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


Resumo: O Estágio Supervisionado na Licenciatura representa a inserção do futuro professor no campo de atuação profissional e a possibilidade destes atribuírem significados ao ensino e a aprendizagem. Investigar as situações que envolvem esse componente curricular torna-se relevante ao oferecer reflexões acerca da formação inicial de professores. Assim, este texto relata uma experiência vivenciada por uma acadêmica do terceiro ano, de um curso de Licenciatura em Matemática, em uma universidade pública no interior do estado de Goiás, em uma das atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado I. Trata-se, portanto, da docência participativa, desenvolvida em duas etapas. Na primeira, o estagiário acompanha o professor titular, em sala de aula, na escola campo. Já na segunda etapa, os estagiários ministram, individualmente, no próprio campus universitário, microaulas envolvendo conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o acompanhamento da professora orientadora de Estágio e com a participação dos demais colegas da turma. Portanto, as atividades desenvolvidas nesta etapa foram relevantes, já que cria a oportunidade de vivenciar a realidade na qual seremos inseridos, após o término da nossa formação, criando condições de observação, análise e reflexão de modo integrado aos conhecimentos adquiridos no curso, permitindo experiências que preparem o futuro professor para o exercício da profissão docente.


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