Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PLANEJAMENTO DE AÇÕES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE ACADEMICOS PARTICIPANTES DO PIBID
Rosangela Ferreira Prestes, Carmen Teresa Kaiber

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: Neste artigo apresenta-se análise de uma entrevista conduzida junto a bolsistas do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto da Matemática, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo/RS, que tem como objetivo identificar como as ações que vem sendo desenvolvida no programa PIBID/URI têm influenciado os acadêmicos no processo de elaboração de um planejamento para as suas ações docentes no ensino da Matemática, na perspectiva dos mesmos. A investigação está sendo desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de doutorado que está em andamento, em uma perspectiva qualitativa, tomando como instrumentos de coleta de dados observação participante, entrevistas, gravação em áudio e vídeo e análise das produções dos acadêmicos e analisados sobre a perspectiva teórica da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2006). Análises indicam, no que se refere ao processo de elaboração de um planejamento para o ensino da Matemática, que as ações desenvolvidas no PIBID têm influenciado os acadêmicos nas seguintes questões: definir temáticas considerando o conteúdo a ser desenvolvido e que, potencialmente, atendam os interesses dos alunos das escolas em que realizam as suas atividades; selecionar e organizar as atividades a serem desenvolvidas; selecionar procedimentos e recursos para serem utilizados; vivenciar e identificar propostas e perspectivas metodológicas a serem desenvolvidas com os alunos nas escolas; elaborar e propor atividades que sejam diferenciadas das propostas pelo professor regente.

 


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