Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Wellington Rabello de Araujo, Gisele Lourdes Monteiro, Fabiane Mondini, Rosa Monteiro Paulo

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


O texto apresenta a descrição de uma atividade realizada pelos bolsistas do PIBID-UNESP-Guaratinguetá, (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), em colaboração com a escola parceira e com a professora de Matemática responsável pela turma. A atividade promoveu a apresentação e introdução do recurso didático-pedagógico, Contação de História como uma estratégia para ensinar e aprender Matemática. Essa prática foi desenvolvida no ano de 2014, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Trabalhamos com os estudantes expressões aritméticas, pois em conversa com a professora da turma, essa relatou que os estudantes apresentavam dificuldade com a resolução das expressões. A apresentação do tema foi feita com a estratégia pedagógica de Contação de História, que pode colaborar com a aprendizagem dos estudantes, pois favorece um ambiente enriquecedor, motivador, imaginativo, participativo, capaz de capturar/chamar a atenção dos alunos, desse modo, o aluno torna-se protagonista de seu próprio conhecimento.

Texto completo: PDF