Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Caroline Maffi, Diego De Vargas Matos, Lanúzia Almeida Brum Avila, Thaísa Jacintho Müller

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta o relato de experiência advindo da aplicação de objetos de aprendizagem - OAs no ensino da Matemática, abordando os temas frações, razão, proporção e semelhança, em duas escolas, com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental. Objetivou-se propiciar aos estudantes o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e não apenas a mera memorização e repetição de conteúdos nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, utilizou-se os OAs Frações do professor Sagas, Soma e subtração de frações, Proporcionalidade e semelhança, Alturas inacessíveis e A matemática das plantas de casas e mapas. Destaca-se que as oficinas alcançaram os objetivos propostos, e mesmo com as divergências, especialmente em relação ao suporte técnico, em ambas as escolas os estudantes demonstram-se interessados, participativos e conseguiram realizar as atividades e relacionar os conceitos estudados. Além disso, evidenciou-se que os OAS podem ser considerados como um recurso de apoio aos professores na aplicação e sistematização dos conteúdos, possibilitando uma proposta de ensino e de aprendizagem baseado na interatividade na qual o estudante é o protagonista na construção de conhecimentos.

Texto completo: PDF