Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE UM ESTUDANTE AUTISTA
Andiara Cristina de Souza, Guilherme Henrique Gomes da Silva

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo discutir as possíveis contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas de estudantes autistas, relacionadas à matemática. A pesquisa está sendo realizada a partir de um estudo de caso junto a um estudante com diagnóstico de autismo, incluído na rede regular de ensino, e que recebe atendimento educacional especializado em uma escola de educação especial. Neste artigo, busca-se fornecer, a partir da literatura, uma visão geral a respeito do tema da pesquisa e também um panorama geral sobre a metodologia que está sendo utilizada na pesquisa. Espera-se que este trabalho possa contribuir no debate relativo à inclusão no sistema educacional brasileiro, principalmente no que tange ao trabalho com estudantes autistas, tema ainda pouco explorado nas pesquisas no âmbito da educação matemática.

Texto completo: PDF