Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS DE UM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Sandra Maria da Silva, Guilherme Henrique Gomes da Silva

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho traz elementos de uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem como tema central a formação inicial de professores dos anos inicias do Ensino Fundamental, na modalidade a distância, no que tange a educação matemática. A pesquisa justifica-se pela expansão do curso de Pedagogia na modalidade educação a distância no contexto educacional brasileiro e pela necessidade de analisar os desafios e os impactos do processo de ensino dos saberes matemáticos para sua significação nas práticas docente. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso sobre a construção e o desenvolvimento da disciplina “Fundamentos e Metodologias de Matemática” em um curso de Licenciatura de Pedagogia na modalidade a distância de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. O trabalho, em fase de planejamentos da produção de dados, possui como sujeitos da pesquisa, os estudantes matriculados nesta disciplina, o professor formador, o tutor e o coordenador institucional. Os dados deste estudo serão produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas, observação das aulas no ambiente virtual de aprendizagem e análise dos documentos oficiais da universidade em relação ao curso. Para a análise dos dados, buscar-se-á compreender, a partir da percepção destes sujeitos e dos documentos oficiais, possibilidades e limitações do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a adequação dos Materiais de Aprendizagem para o processo de formação inicial de professores dos anos iniciais do curso (EaD) de Licenciatura em Pedagogia, na  perspectiva teórico-prática em educação matemática.

Texto completo: PDF