Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Maria Elaine dos Santos Soares, Vinicius Carvalho Beck

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O objetivo deste minicurso é proporcionar aos participantes a apresentação de algumas funções básicas do GeoGebra que podem ser usadas no ensino de conceitos estatísticos, como por exemplo, a regressão estatística. A metodologia utilizada para a realização do minicurso será a apresentação de um exemplo de aplicação do conceito de regressão estatística utilizado para a previsão do comprimento de uma barra de ferro, considerando os dados de comprimentos anteriores com variações de temperatura e, posteriormente, para a previsão da população brasileira para o ano de 2020, a partir de dados da população brasileira de anos precedentes. Em um segundo momento, os participantes coletarão dados e realizarão os mesmos procedimentos computacionais, de forma a obter projeções populacionais para os países escolhidos. No que se refere a este trabalho, pode-se dizer que o GeoGebra é um recurso digital reutilizável e que pode ser usado para a aprendizagem do conceito de regressão linear (dentre vários outros conceitos estatísticos). Sendo assim, podemos dizer que o GeoGebra é um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) que pode ser utilizado para aprendizagem para construção e análise de curvas de regressão. Espera-se que, ao final do curso, os participantes dominem tecnicamente o processo de obtenção dessas curvas considerando-se a análise dos dados do gráfico, bem como, sejam capazes de construir um posicionamento argumentativo a respeito da utilização da tecnologia GeoGebra em sala de aula, e mais particularmente, sobre o ensino de conceitos estatísticos.

Palavras Chaves: GeoGebra. Ensino. Regressão Estatística.


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