Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
RESOLUÇÃO E PRODUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: experiência com uma turma de 4º ano
Ingrid da Silva Torma

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo relatar o desenvolvimento do projeto “O problema é meu” tecendo a relação da prática da sala de aula com os referenciais teóricos a respeito da resolução e produção de problemas matemáticos. O referido projeto foi desenvolvido em 2016 com minha então turma de 4º ano de uma escola da rede pública municipal de Bagé/RS. O projeto foi proposto aos alunos com o objetivo de trabalhar a dificuldade que a turma apresentava na interpretação e resolução de problemas matemáticos. A resolução de problemas é parte integrante de nossa vida diária e não pode ser vista como algo enfadonho e mecânico, o aluno precisa sentir prazer na descoberta. Para tanto, o professor precisa assumir seu papel mediador neste importante processo, desafiando os alunos na criação e na socialização de estratégias próprias de resolução de problemas, bem como ter a produção de problemas como uma aliada neste processo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Problemas. Mediação. Estratégias. Socialização.


Texto completo: PDF