Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A ABORDAGEM DO CONCEITO DE NÚMEROS RACIONAIS: EXPLORANDO O SOFTWARE JFRACTIONLAB
Danrlei Silveira Trindade, Patricia Pujol Goulart Carpes, Paola Aquino dos Santos

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


A presente escrita desenvolveu-se no âmbito do PIBID da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Itaqui/RS. Explorou-se a abordagem de um software na tentativa de problematizar os significados dos Números Racionais com acadêmicos do curso de Matemática-Licenciatura e professoras de uma escola do município através de uma oficina. O trabalho objetiva apresentar os resultados concernentes da oficina Potencializando Números Racionais por meio do software JFractionLab. Concomitantemente, apresentar e discutir os significados dos Números Racionais, suas representações matemáticas e a abordagem de recursos tecnológicos, explorando os seus limites e potencialidades. Buscou-se fundamentação teórica nas ideias de Campos e Magina (2008), Borba e Penteado (2001), BRASIL (1997) e Duval (2013) e adotaram-se os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, tomando como instrumentos de produção de dados questionário estruturado composto por questões de caráter analítico, explorando a articulação entre as representações numérica e figural dos conceitos de números racionais, bem como possíveis tratamentos e conversões entre os registros. As análises desenvolvidas demonstram que alguns acadêmicos/professores possuem dificuldades no tratamento numérico das situações. Ainda, observa-se que a conversão entre os registros ocorre de maneira equivocada. Por fim, entende-se que a pesquisa trouxe subsídios para o professor em formação inicial, discutindo e potencializando as questões relacionadas ao conceito e representação de Números Racionais.

Texto completo: PDF