Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
COMPREENSÕES DOS PROFESSORES E ESTUDANTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO RELATIVAS AOS PROCESSOS DE CONHECER E ENSINAR MATEMÁTICA
Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Greice Scremin

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste artigo pretendemos discutir as evocações, de professores e alunos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática de uma instituição comunitária do Rio Grande do Sul. O foco da discussão foi relativo a área de conhecimento de Matemática e seu ensino. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que foi respondido por 35 sujeitos (docentes e discentes do PPG). A organização e análise dos dados deu-se a partir do software NVivo os resultados foram sistematizados em nuvens lexicais organizadas em níveis hierárquicos de termos associados a área e ao seu ensino. Concluiu-se que no que tange tanto a área quanto ao seu ensino os estudante demonstram-se mais preocupados com questões metodológicas do que os docentes atuantes nesse PPG. Esse trabalho contribuiu para elucidar como a formação na área específica determina o modo como compreendemos a área e seu ensino.


Texto completo: Sem título