Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ANÁLISE DOS CONCEITOS/CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Angela Joanella Cardoso Rocha, Rita de Cássia Pistóia Mariani

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Uma das principais fontes para seleção e delimitação dos encaminhamentos didáticos que o professor pode desenvolver em sala de aula é o livro didático e por esse motivo conhecer suas características, tanto em relação a abordagem, quanto aos métodos tornam-se indispensáveis para atingir seus objetivos didáticos. Diante desse contexto, o objetivo desse artigo é analisar três Coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio para identificar indícios de modelagem matemática ao analisar os conceitos/conteúdos de Matemática Financeira (MF) e Progressão Geométrica (PG). Tal análise foi realizada por licenciandos matriculados no componente curricular MTM 1062 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II ofertado no segundo semestre de 2016, para o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – RS. Dentre os resultados da análise das Coleções dos livros didáticos: Conexões com a Matemática (A), Matemática (B) e Matemática Ensino Médio (C), destacamos a Coleção A com 91 (noventa e um) exercícios de MF e 81 (oitenta e um) de PG e, ainda, abordar na introdução dos conceitos/conteúdos elementos de interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Além disso, evidenciamos 6 (seis) exercícios, sendo 3 (três) de MF e 3 (três) de PG, que apresentaram a possibilidade de trabalho na perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática. Contudo, é importante destacar que o trabalho do professor é fundamental para que as atividades de livros didáticos sejam exploradas ao máximo, a fim de serem motivadoras e significativas para os alunos.

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