Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Luana Garcia da Costa, Leandra Anversa Fioreze

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Este trabalho relata uma pesquisa envolvendo a construção de conceitos de proporcionalidade com os alunos do primeiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação da UFRGS, no segundo semestre de 2016. A partir da teoria dos Registros de Representação Semiótica, foi feita a análise dos dados coletados em busca da compreensão de como se dão as representações feitas pelos alunos da EJA ao trabalharem com proporcionalidade utilizando tecnologia. Os resultados apontam que os alunos foram capazes de transitar pelas atividades cognitivas descritas pela teoria dos Registros de Representações Semióticas, a saber, tratamento e conversão.


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