Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A AÇÃO MEDIADORA DO PROFESSOR FRENTE AO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: SOFTWARES EDUCACIONAIS
Péricles Antonio de Souza Nascimento

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino da matemática e apresentar relações existentes entre as ações metodológicas e o uso das tecnologias. Durante os processos de avalições aplicadas pelo professor, era nítida a insatisfação dos alunos quanto à disciplina de matemática, causando assim, certo descontentamento com os conteúdos de ensino e a sua relação com a prática. Na busca de adequar as aulas por meio do uso de softwares educacionais a equipe pedagógica, formada pelo professor e seus coordenadores, estabeleceram uma relação mediadora entre os conteúdos de ensino e o cotidiano do aluno, tentando distanciar o conceito abstrato que a disciplina apresenta em seus muitos dizeres. Buscaram-se nos estudos teóricos, discussões diante das reflexões acerca da ação do professor como agente de memória na sociedade digital e seu papel para modificar este cenário. Este relato é baseado em uma escola pública da cidade de Santa Helena de Goiás, cujos alunos apresentavam distintas dificuldades com a aprendizagem.


Texto completo: PDF