Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um estudo de caso em um Curso de Licenciatura em Matemática
Morgani Mumbach, Rita de Cassia Pistóia Mariani

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo:Quando assume-se que o currículo não é composto apenas por um rol de disciplinas que devem ser cumpridas em determinado curso, ele pode contribuir para que o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem aconteça de maneira ampla, integrando e possibilitando o intercâmbio de saberes. Nessa perspectiva e seguindo os pressupostos de que a formação de professores necessita estar vinculada a prática pedagógica, com discussão de assuntos que envolvem o contexto escolar, este artigo apresenta algumas concepções de currículo e práticas pedagógicas (PERRENOUD, 1999; SACRISTÁN, 2000; TARDIF, 2002; PEREZ, 2005) e busca aproximar essas tais concepções com os entendimentos adotados por um Curso de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal do interior do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e toma-se como fonte de dados, além da literatura especializada, o Projeto Político Pedagógico do Curso. Dentre os resultados destaca-se a organização curricular do Projeto Político Pedagógico, que contempla, ao todo, 3376 horas sendo que as 400 horas de prática estão distribuídas em ao longo do curso por meio de 50 horas semestrais sob a nomenclatura PeCC-Prática de Ensino de Matemática.


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