Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E ANALISADA SOB A ÓTICA DAS ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS DA MEC/OCDE
Suziane Dias Almansa, Rita de Cássia Pistóia Mariani

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente estudo foi desenvolvido a partir da temática Educação Financeira e objetiva investigar a aplicabilidade dos conhecimentos relacionados com a matemática financeira na tomada de decisão através do desenvolvimento de uma sequência de atividades que versam sobre trabalho e consumo. Tal sequência foi desenvolvida durante os meses de março e abril de 2017, com uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, no município de Agudo-RS. Como metodologia de pesquisa assume-se os pressupostos do estudo de caso de cunho qualitativo tomando, como fonte os protocolos dos alunos e os registros de observações a partir do desenvolvimento de uma sequencia de atividades. Através desta proposta, acredita-se que os alunos ao conhecer o valor do trabalho dos pais e as relações de consumo possam ter atitudes mais conscientes de consumo, auxiliando suas família no planejam

Texto completo: PDF