Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE: A UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO
Lívia Ladeira Gomes, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Carla Fernanda Siqueira B de Freitas dos Santos

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na linha de pesquisa de Aritmética da disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). A proposta baseia-se na construção de um conhecimento sobre proporcionalidade utilizando resolução de problemas como metodologia de ensino, de modo a permitir que o aluno compreenda, reflita e deduza padrões que leve a generalização e aplicação do conteúdo em qualquer situação. Foi elaborada uma sequência didática, dividida em quatro etapas, onde a primeira delas envolveu a construção, por parte dos alunos, de figuras geométricas em malhas quadriculadas com o dobro, a metade, o triplo de figuras dadas. Na segunda etapa foram entregues figuras geométricas em EVA, para que os alunos explorassem as medidas dos lados homólogos e deduzissem uma relação entre estes, o que depois conceituamos como razão de proporção. A terceira etapa constituiu-se problemas do cotidiano que necessitavam da proporção para serem resolvidos, assim os alunos usaram seus conhecimentos prévios e os adquiridos nas etapas anteriores, cada um à sua maneira. A quarta etapa representou-se num jogo, com intuito de incentivar o raciocínio rápido e trabalho em equipe, onde cada grupo recebia uma mesma questão simultaneamente e tinha um tempo determinado para resolvê-la. Mediante as atividades, notou-se que os alunos aprenderam os conceitos trabalhados de forma lúdica e motivadora, o que nos incentiva a lecionar utilizando a resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação.

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