Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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TRANSFORMAÇÕES LINEARES: SEQUENCIA DIDÁTICA E O USO DO GEOGEBRA
Eliza Souza Silva, Jeane do Socorro Costa Silva

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


O presente artigo apresenta alguns resultados referentes à tese de doutorado intitulada TRANSFORMAÇÕES LINEARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: Uma estratégia didática com uso de tecnologias digitais. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida no âmbito do grupo PEA-MAT, ligada ao projeto “Tecnologias e Educação Matemática: investigações sobre a fluência em dispositivos, ferramentas, artefatos e interfaces”, e que trata sobre o conhecimento acerca do tema “transformações lineares” com alunos da licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio de sequências didáticas mediadas pelo software GeoGebra 5. O referencial teórico repousa sobre a teoria das situações didáticas, com o propósito de investigar de que forma estudantes de Licenciatura em Matemática resolvem problemas conceituais em relação ao tema “transformações lineares” no âmbito de situações didáticas e com o uso de tecnologias digitais. A sequencia didática contém três atividades elaboradas sobre transformações lineares, procurando mostrar como ela deverá se desenvolver com relação ao milieu, com o uso do programa computacional GeoGebra 5 como elemento mediador. Para este artigo será apresentada a primeira atividade da sequencia que foi preparada com o intuito de que os alunos, a partir da utilização dos seus conhecimentos prévios sobre resolução de sistemas e operações matriciais, classificassem as transformações do espaço  no , no sentido de indicar se preservam ou não combinações lineares. Tal atividade consisti em dar ao aluno subsídios indispensáveis para construir, de modo autônomo, as características necessárias para classificar uma aplicação arbitrária como sendo ou não linear.


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