Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA COM MOEDAS E UM COPO DE ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Adriana Sbardelotto Di Domenico, Veronice Maria Kawalek, Vanessa Gonçalves Vieira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Ensinar matemática de uma forma interessante e aplicada não é uma tarefa fácil, requer o desenvolvimento de novas práticas de ensino. Através da modelagem matemática isso é possível, pois esta tendência possibilita a problematização de situações reais, contextualizando conteúdos e deixando o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo, despertando a curiosidade dos alunos a apreender. Diante disso, esse trabalho relata uma experiência realizada com uma turma de acadêmicos de Licenciatura do Campo, com habilitação para o ensino de matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos-PR. Esta experiência compreende uma oficina realizada, que tinha por objetivo apresentar uma visão teórica da modelagem matemática no ensino, e em seguida resolver uma problemática: Como estimar a variação do nível e do volume de água em um copo de formato cilíndrico reto, com o acréscimo de moedas? Os materiais utilizados foram: moedas, régua, caderno, copo com formato cilíndrico reto e computador com software Excel. A partir da problematização seguiu-se as etapas da modelagem até a obtenção dos modelos para o nível e volume de água no copo. Procedeu-se a escolha do modelo que melhor representava os dados, a validação destes modelos e a previsão (dedução) de resultados. Ao final da oficina os participantes fizeram uma avaliação qualitativa, e disseram que esta foi muito proveitosa, que desconheciam a tendência da modelagem matemática, tanto na visão teórica quanto prática, e que poderiam utilizar práticas como a desenvolvida na oficina, posteriormente nas escolas e ainda, sugeriram que sejam realizadas oficinas semelhantes a essa mais vezes.

Texto completo: PDF