Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: O PRAZER NA DESCOBERTA DE SOLUÇÕES PARA SITUAÇÕES-PROBLEMA
Pâmella de Alvarenga Souza, Cintia de Souza Almeida, Vanice da Silva Freitas Vieira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente relato tem como objetivo compartilhar uma experiência significativa desenvolvida pela coordenação da área de Matemática e vivenciada pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Exame, da cidade de Macaé (RJ). A experiência se refere à elaboração e aplicação de uma gincana de Matemática visando incentivar o interesse pela Matemática por meio de atividades lúdicas, levando em consideração aspectos sociais e culturais do aluno, bem como a contextualização e historicidade da disciplina. Inicialmente, elaborou-se o regulamento da Gincana contendo os objetivos, as regras e as tarefas que deveriam ser realizadas previamente. A culminância do evento ocorreu com a apresentação das tarefas prévias e realização de outras tarefas surpresas. Em tal momento, a comunidade escolar pôde participar das apresentações e contribuir com a atividade de cunho social, que consistiu na arrecadação de fraldas geriátricas para um lar de idosos. A experiência possibilitou reforçar conceitos matemáticos estudados anteriormente e, ainda, despertar no aluno o prazer pela descoberta, ao solucionar situações-problema, por meio de competições, contribuindo com sua formação, pois aprendeu a lidar com o tempo, com o adversário, superar suas limitações e respeitar o resultado.

Texto completo: PDF