Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES
Luciano Feliciano de Lima, Larissa Rodrigues Mendonça, João Pedro Marques Oliveira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este texto tem o intuito de compartilhar uma experiência sobre o ensino de funções, a alunos do primeiro e terceiro anos do ensino médio. As aulas foram realizadas em duas escolas públicas por meio de uma abordagem pedagógica dialógica e investigativa. Neste relato destaca-se a influência da história da matemática como contribuição para o planejamento das tarefas investigativas. Entende-se que a história da matemática, para além de ser abordada como assunto específico pode contribuir com o desenvolvimento de atitudes mais positivas em relação ao conhecimento matemático. Pode mostrar, por exemplo, que o desenvolvimento desta ciência demandou muito envolvimento e perseverança para produzir soluções aos problemas estudados. Assim, em sala de aula, os alunos poderiam perceber que para a aprendizagem e para a produção do conhecimento matemático é necessária uma participação ativa no processo. A partir disso foram elaboradas tarefas matemáticas, no grupo do Pibid e Pró-licenciatura da UEG Campus Cora Coralina, valorizando-se o desenvolvimento do conceito de função. A tarefa aqui discutida visava refletir sobre a relação entre duas sequências numéricas e partir delas utilizar a álgebra para representar uma fórmula que associasse a variável independente à variável dependente.


Texto completo: PDF