Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
DESAFIOS E REFLEXÕES NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE CÁLCULO I
Olávio Carelli Neto

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


O PETMAT vem desenvolvendo, desde 2008, o projeto “Vivenciando o Cálculo no curso de Matemática” junto aos alunos da matemática, e em 2016 após sua reformulação passa atender alunos dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. Fundamentados pela Educação Tutorial, os integrantes do projeto promoveram os Círculos Tutoriais com o objetivo de colaborar com os tutorandos para uma aprendizagem mais significativa e, consequentemente, melhores resultados na disciplina. Em oito anos de execução, diversas atividades de cunho histórico, motivador e reflexivo foram trabalhadas com o fim de analisar se a Educação Tutorial é uma metodologia de ensino que possibilita as melhorias almejadas pelo grupo. Ao final de cada fase do projeto, vários resultados positivos foram percebidos e analisados, como os tutorandos alcançaram o crescimento da taxa de aprovação, um melhor rendimento em suas notas, o desenvolvimento da autoconfiança e autonomia e compreensão do conteúdo. Além do constante crescimento dos tutores em sua praticas docentes, e consequentemente do projeto que está sempre em constante processo de aperfeiçoamento.

Texto completo: PDF