Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O CURSO: DAS EXPECTATIVAS À SALA DE AULA
Lélia de Oliveira Cruz, Arno Bayer

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este artigo enfatiza resultados parciais de uma pesquisa sobre a formação inicial do professor de Matemática e a concepção dos licenciandos sobre o Curso. O estudo pautou-se nas marcas que acompanham os licenciandos desde a escolha do Curso à entrada na profissão. Os dados apresentados foram coletados por meio de questionário respondido pelos participantes da pesquisa. Os resultados foram analisados e discutidos à luz do referencial teórico, e expõem um panorama que desafia os professores e as instituições formadoras a buscarem alternativas para aproximar à academia da escola da Educação Básica. Os achados apontam ainda, que a partir do desenvolvimento de um trabalho que contemple a relação teoria/prática as marcas serão descontruídas e reorganizadas com a construção dos saberes norteadores da autonomia profissional necessária ao exercício docente.

Texto completo: PDF