Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Jaqueline Molon, Mariana Lima Duro, Carina Loureiro Andrade

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A formação inicial de professores se apresenta como um dos grandes desafios da educação no século XXI. Nos últimos dois anos, de forma mais específica, instituições formadoras através de seus professores e pesquisadores da área da educação bem como de áreas específicas do conhecimento muito tem refletido sobre os meios e os fins da prática educativa e sobre o seu próprio papel enquanto instituição responsável pela formação dos egressos de cursos de licenciaturas. A publicação, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) da Resolução nº 2 de 1º de julho de 2015, que define de novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de licenciatura, os cursos de formação pedagógica para graduados e os cursos de segunda licenciatura, bem como para a formação continuada muito têm contribuído para a promoção desses espaços de debates e de reflexão. Neste trabalho pretende-se discutir acerca das possibilidades e os desafios das Instituições de Ensino Superior frente à Formação Inicial do Professor de Matemática a partir da abordagem acerca das principais alterações trazidas pelas novas diretrizes em relação ás orientações anteriormente vigentes. Além disso, este trabalho apresentará algumas das ações promovidas e alguns dos resultados alcançados, até o presente momento, no Curso de Licenciatura em Matemática onde atuam as autoras desse trabalho, a partir da reforma curricular de seu Projeto Pedagógico de Curso a partir das novas diretrizes.

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