Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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Provocações Matemáticas
Rute da Cunha, Andréia Dalcin, Almir César Ferreira Cavalcanti

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


Professores, que somos, de cursos de Licenciatura em Matemática, nesse relato, apresentamos algumas vivências com a formação de professores que ensinam matemática e a didática da matemática. Antes de iniciarmos uma sequência de atividades no campo da didáticas de matemática, utilizamos um problema ao qual chamamos de “provocação matemática”, cujo objetivo é causar espanto nos alunos e os motivarem para as atividades, levando-os a agir, a falar, a refletir, a pensar com protagonismo, questionando as certezas adquiridas e muitas vezes corroboradas pelos livros didáticos. Nos embasado basicamente em Bachelard, Brosseau e Piaget. Neste relato, apresentamos cinco das “provocações matemáticas” que utilizamos, não fornecemos a resposta, mas indicamos os encaminhamentos, de modo que os nossos alunos possam resolvê-las, no processo de construção do conhecimento. Acreditamos que tais provocações são desencadeadoras de processos complexos a partir de questões relativamente simples e contribuem para com a formação de professores que ensinam matemática, tornando-os mais críticos e sensíveis ao aos modos de ensinar e aprender matemática.