Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Formação contínua do professor da educação básica
Jussara D´Assunção, Silvia Regina Viel

Última alteração: 09-10-2017

Resumo


Este artigo tem como objetivo mostrar o impacto de novas dinâmicas da sala de aula implantadas com o auxílio do PIBID (Programa institucional de bolsas de iniciação a docência) na Escola Estadual Lydia Rocha Alves- Franca-SP, que vem contribuindo para a formação contínua dos professores da escola básica. Atualmente muito se discute sobre essa formação, um desafio diante das condições de trabalho pouco estimulantes e da constante desvalorização da educação. Os professores de matemática dessa escola enfrentam essa dificuldade em conciliar o trabalho com o estudo constante, tão necessários para melhorar as aulas e a aprendizagem dos alunos. Segundo Maria Cândida (2016) o professor tem que estar atento a importância de construir novas estruturas de pensamento, novas ferramentas intelectuais que ajudem a pensar bem e melhor. Em 2011 o PIBID Uni-Facef começou seu subprojeto de matemática nessa  escola, com alunos do Ensino Fundamental II, iniciando também um trabalho com os professores supervisores, que se tornaram co-formadores dos licenciandos no desenvolvimento e discussão sobre didática de sala e experimentação de técnicas para promover a aprendizagem dos alunos. A prática pedagógica foi ganhando um novo olhar, com novas leituras e pesquisas para a escrita, e com a participação desses professores em congressos com artigos publicados sobre essas experiências desenvolvidas em conjunto com a Universidade. Esse caminho de constante formação, que leva em consideração a experiência profissional do professor em consonância com novos saberes, está colaborando para um ambiente mais criativo, com aprendizagem significativa em Matemática.

Palavras Chaves: Formação continuada.Experiência.Criatividade.Aprendizagem.

Texto completo: PDF