Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: reflexões sobre trabalho com projetos na formação de professores de Matemática
Aldinete Silvino Lima, Islenis Carolina Botello Cuvides, Iranete Maria da Silva Lima

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Propomos um minicurso que tem por objetivo discutir e analisar possibilidades para desenvolver trabalhos com projetos na perspectiva da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo nos cursos de formação de professores de Matemática do Brasil e da Colômbia. Poderão participar do minicurso estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, professores da educação básica e formadores de professores de Matemática, bem como pesquisadores da Educação Matemática e da Educação do Campo. O primeiro momento será dedicado a discussão sobre aspectos históricos e sociais das escolas do campo, o contexto atual da formação de professores e a relação com os princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. No segundo momento realizaremos uma atividade em grupo para analisar projetos sobre o ensino de Matemática na formação de professores que atuam em escolas do campo. Por último, discutiremos sobre a pertinência dessa metodologia de ensino para a formação de professores de Matemática que atuam em escolas do campo nos dois países.

Texto completo: PDF