Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS ARITMÉTICOS: DESVELANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Daniela Maria de Almeida, Vanessa Tarouco, Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A proposto deste minicurso consiste na apresentação de fundamentos da didática da matemática como suporte para desenvolver possibilidades de ensino que conduzam os estudantes a desenvolverem competências matemática. Por esse motivo traremos fundamentos teóricos que de acordo com nosso ponto de vista, produzem reflexões importantes sobre o ensino, permitindo a elaboração de estratégias didáticas que oportunizem aos estudantes desenvolverem seu pensamento. O minicurso será desenvolvido em dois momentos: apresentação teórica dos aspectos que fundamentaram a construção desse trabalho, almejando contextualizar aos participantes as bases epistemólogas que respaldam os campos conceituais, tema chave deste estudo; e a dinâmica envolvendo situações problemas, que propõe uma participação conjunta propiciando possíveis formações profissionais. Após observarmos os procedimentos adotados pelos grupos participantes, cabe nos impelir determinadas discussões entre os participantes do minicurso sobre cada método realizado, com a finalidade de refletir sobre o pensamento utilizado, analisando pontos comuns e distintos na maneira de pensar e operar frente a uma situação problema.

Texto completo: PDF