Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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POTENCIAÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
Mayara Marques Lunardi, Leugim Corteze Romio

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivos: analisar como a operação de potenciação é apresentada numa coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no volume do 1º Ano do Ensino Médio, bem como se a operação de potenciação é abordada no estudo das funções exponencial e logarítmica. Procurando atingir os objetivos elaborados, analisou-se uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e o volume do 1º Ano do Ensino Médio, escolhidos pelos professores de uma escola da rede estadual do município de Itaqui/RS, utilizando como aporte teórico, em especial, as pesquisas sobre Campo Conceitual e Registros de Representação Semiótica, no que tange a aprendizagem da matemática. Após a análise da coleção dos Anos Finais no Ensino Fundamental evidenciam-se limitações na abordagem da operação de potenciação, pois as situações propostas, na maioria das vezes, requerem a mobilização dos mesmos invariantes (propriedades) e representações semióticas. Ao analisar o volume do 1º Ano do Ensino Médio, verifica-se a retomada da operação de potenciação ao tratar da função exponencial. As atividades propostas, nesta retomada, assemelham-se as propostas na coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Destaca-se que há sentidos diferentes nas conversões, em relação à coleção do Ensino Fundamental, em particular, relacionados ao registro gráfico.


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