Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES
Rosângela Araújo da Silva, Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Maiara Bernardino da Silva

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente trabalho apresenta a sugestão de três jogos lúdicos como metodologia no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com o intuito de mostrar que o lúdico pode facilitar a compreensão do conteúdo, favorecer o raciocínio lógico e consequentemente aprendizagem. Destacamos que os conteúdos de Matemática são considerados pelos alunos como os mais difíceis, e manter a aula expositiva e resolução de exercícios não conduz ao entusiasmo dos alunos, por isto, o educador deve introduzir novas metodologias. A metodologia usada foi de pesquisa bibliográfica, realizada através de leituras e consultas, pela característica de apresentar propostas de atividades a pesquisa tem natureza aplicada. Na proposta apresentada, o aluno será parte integrante na construção dos jogos lúdicos, essa ação enaltece o próprio estudante, mostrando a importância de seus conhecimentos e vivências anteriores. Os jogos propiciam a interação social entre os alunos, o aperfeiçoamento da leitura e da escrita de números e operações, e principalmente o aprimoramento da agilidade nos cálculos das quatro operações, sejam eles mentais ou escritos. As metodologias de ensino diversificadas valoriza o processo de ensino e aprendizagem,   é repetir o conteúdo em nova versão.

Texto completo: PDF