Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
RESOLUÇÃO DE PROBLEMA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Amanda Denise Nogueira Machado, Magda Neves da Silva, Patricia Graciele Moreira da Silva, Natália Alessandra Kegler

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: Este trabalho relata de uma atividade desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), na qual foi aplicada com o ensino fundamental da escola Doutor Ibis Castilhos de Araújo Lopes, com o principal objetivo a inserção de futuros docentes nas escolas de educação básica e tornar a Matemática interessante e acabar com a falsa ideia que os alunos tem sobre a disciplina ser difícil e as aulas tão tortuosas. Dentre as atividades desenvolvidas na Escola Estadual Drº Ibis de Araújo Lopes priorizam-se aquelas que envolvem o lúdico como uma alternativa para desmitificar a Matemática como algo complexo. Das atividades já desenvolvidas pelo grupo de bolsistas destacasse as que utilizam da resolução de problemas para a resolução. A metodologia de situações problemas permite aos educandos visualizar todas as nuances que envolvem o problema, posto que para a resolução o aluno segue um passo-a-passo. Diversificar as metodologias em sala de aula é de suma importância, visto que os alunos terão a possibilidade de enxergar a Matemática como sendo algo agradável de se trabalhar.

Palavras Chaves: Pibid. Matemática. Metodologias Diferenciadas.


Texto completo: PDF