Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORMIGA (MG)
Lúcia Helena Costa Braz, Marina Andrade Alves da Silva

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de apresentar os resultados parciais de um projeto de pesquisa que busca investigar as concepções de contextualização em Matemática apresentadas por professores que lecionam Matemática no Ensino Médio nas escolas públicas de Formiga. A metodologia escolhida para a realização deste trabalho foi a aplicação de um questionário e a análise das questões de provas de Matemática aplicadas pelos professores participantes da pesquisa em turmas do Ensino Médio. Com o trabalho, foi possível perceber que as definições apresentadas pelos professores participantes sobre a contextualização da Matemática vão de encontro à literatura sobre o tema, e podem ser classificadas em dois grupos: um grupo de professores que define contextualizar a Matemática como trabalhar, em sala de aula, atividades relacionadas à realidade, e outro grupo que defende que contextualizar a Matemática é inserir o cotidiano dos alunos nas atividades. Acredita-se que esta pesquisa possa servir para que professores de Matemática possam ampliar suas concepções sobre o que é contextualizar o ensino de Matemática e de que forma essa contextualização pode ser realizada.

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