Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
INDICAÇÕES DE ABORDAGENS PARA O ENSINO DE INTEGRAL A PARTIR DA OBRA ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS
GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES, Iran Abreu Mendes

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Neste artigo, apresentamos algumas das ideias e métodos emergentes da obra Arithmetica Infinitorum de John Wallis datada de 1656, com a finalidade de apontar seu potencial pedagógico, que possa subsidiar o ensino de conceitos matemáticos numa perspectiva de melhorar o entendimento sobre as ideias matemáticas nos estudantes de Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática. Ao levar uma obra histórica em Matemática para discussão em sala de aula, ganhamos a possibilidade de enriquecer as aulas, discutindo com os estudantes aspectos sociais e culturais que sobressaíram desse estudo, estabelecendo assim uma integralização da Matemática aos contextos social e cultural de um período histórico. Apoiados neste pensamento, nós exibimos nossas sugestões e encaminhamentos didáticos para o ensino de Integrais a partir do nosso exame desta obra. Nesta dinâmica, os futuros educadores matemáticos, possivelmente, desenvolverão um espírito investigador em conteúdos relacionados ao ensino e aprendizagem de Matemática. Este artigo originou-se de nossa tese de doutorado que teve como objetivo examinar de que forma as ideias de John Wallis, emergentes na obra Arithmetica Infinitorum, datada de 1656, apresentou inovações que podem contribuir para o encaminhamento conceitual e didático de noções básicas da componente curricular de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Licenciatura em Matemática. Para esta tese, realizamos um trabalho que partiu de nossa elaboração de uma versão para o português da tradução em língua inglesa, The Arithmetic of Infinitesimals, de Jaqueline Stedall datada de 2004, recorrendo, em algumas ocasiões, ao original em latim.


Texto completo: PDF