Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS LIVROS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Wagner Dias Santos, Jorge Santos, Luciane Velasque

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


Resumo

O presente trabalho é um recorte de nossa dissertação de mestrado em matemática realizado pelo PROFMAT/UNIRIO, que se encontra em desenvolvimento. Nosso estudo versa sobre a abordagem feita pelos livros didáticos quanto aos conteúdos de Estatística e Probabilidade e como eles possibilitam o desenvolvimento do Letramento Estatístico dos estudantes. Além disso, verificamos se os livros atualmente atenderiam aos componentes curriculares de acordo com a terceira e segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respectivamente, para o ensino fundamental e médio. O objetivo dessa pesquisa foi identificar elementos para o desenvolvimento do Letramento Estatístico proporcionado pelos livros didáticos aos estudantes. Para isso, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1999). Fizemos a análise didática e identificamos a organização praxeológica presente nas coleções: Praticando Matemática e Matemática – Ciência e Aplicações. Após as análises, identificamos os níveis de Letramento Estatístico proporcionado pelas coleções, de acordo com os níveis propostos por Watson e Callingham (2003). Inferimos que as coleções do ensino fundamental e ensino médio permitem ao aluno atingir, respectivamente, os níveis informal e consistente não crítico de Letramento Estatístico. Ficaram evidenciadas também algumas lacunas que os livros precisam preencher para que fiquem em consonância com os componentes curriculares propostos pela BNCC.


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