Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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NÚMEROS RACIONAIS EM SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: INVESTIGAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Silvana Cocco Dalvi

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente trabalho é recorte de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo analisar estudos que discutem sobre abordagens e obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem do conceito de número racional na sua representação fracionária. A temática se justifica por envolver um trabalho pedagógico dinâmico capaz de propiciar aos alunos a compreensão do conceito de número racional e sua aplicação em diferentes contextos socioculturais.  De cunho bibliográfico, a pesquisa visitou publicações de teses, dissertações, artigos e documentos. Os resultados revelam que os alunos apresentam dificuldades na compreensão da própria unidade da fração, no significado do número fracionário e na aplicação das novas propriedades que regem o conjunto dos números racionais. Conforme ressalta os documentos, a organização curricular envolvendo os números racionais na sua representação fracionária deve ser contínua e gradativa ao longo do percurso escolar. Os estudos mostram, segundo Toledo e Toledo (1997), Nunes e Bryant (1997), Fonseca (1997), Campos e Rodrigues (2007), Bezerra (2001), dentre outros, que o trabalho pedagógico que propicia a compreensão do conceito de números racionais deve pautar-se na resolução de problemas concretos que façam sentido para o aluno, jogos e desafios e a expansão do modelo parte-todo.  Nota-se que o processo ensino e aprendizagem dos números racionais é abrangente e complexo, o que requer uma visão globalizada sobre o mesmo, formação de docentes para os anos iniciais, pesquisa e reflexão a fim de minimizar dificuldades de aprendizagem em relação ao conceito de números racionais em sua representação fracionária.


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