Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA DE ENSINO DE ADIÇÃO EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE MÚSICAS: OS 10 INDIOZINHOS
Leonardo Rocha de Almeida

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola em região periférica pertencente a uma rede municipal. A turma em questão era composta por 27 alunos com idade entre 6 e 8 anos. A proposta baseou-se na música popular “10 indiozinhos” de diferentes formas e representações. A partir das aulas foi desenvolvido além do conhecimento dos números, a proposta inicial da Frase Matemática da adição. Ao final, foi possível perceber que parte dos alunos conseguiu construir o conceito da adição e a ideia de dezena, além da maioria decorar a sequência numérica do 1 ao 10. Todavia, é importante citar que além do ensino de matemática, também foram discutidos a idealização do índio, este enquanto nativo no Brasil, dentro das possibilidades do trabalho com crianças pequenas.

Texto completo: PDF