Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO DE ALUNOS EM DISCIPLINAS DAS EXATAS NA MODALIDADE EAD
Simone Soares Echeveste, Tania Elisa Seibert, Fernanda Dellinghausen, Beatriz Oliveira da Costa

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


A forma como o aluno vai adquirir os novos conhecimentos e as estratégias de estudo escolhidas configuram-se como importantes aspectos na aprendizagem. Neste contexto este estudo teve como objetivo identificar quais são as estratégias de estudo dos alunos EAD em disciplinas que envolvam cálculos. Para isso uma pesquisa foi realizada com aplicação de um questionário em uma amostra de 91 alunos da modalidade de Educação à Distância (EAD). O instrumento utilizado para análise dos dados coletados foi a escala LASSI (Learning and Study Strategies Inventory) adaptada por Bartalo (2006). A mesma escala foi submetida a uma nova adaptação considerando as características intrínsecas da educação à distância. Como principais resultados destacam-se que as dimensões da escala de estratégias mais frequentemente dos alunos do EAD referem-se à Atitude e Concentração, e as menos frequentes são Seleção das ideias principais e Ansiedade. Em relação aos hábitos de estudo verificou-se a baixa frequência de interação com o professor através de E-mail e fórum de dúvidas e a preferência por vídeos do Youtube aos vídeos postados nas disciplinas das exatas, outro importante resultado refere-se a um percentual significativo de alunos que relatam perder o foco nos estudos e navegar por outros sites de entretenimento na Internet.


Texto completo: PDF