Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A FEIRA DE MATEMÁTICA NO ESTADO DA BAHIA: ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Em diversas cidades do Brasil aparece um movimento importante da economia popular, as “feiras livres”, que se configuram enquanto espaços ricos em trocas de experiências com características que lhes são peculiares. A Feira se caracteriza num espaço fértil na construção de saberes e fazeres cotidianos, onde há troca de cultura e afetividade entre os envolvidos. Pensando nesse movimento de feira e ao perceber que a Matemática, em função de seu empoderamento cultural é considerada por muitos como uma ciência difícil, pouco acessível e descontextualizada, é que apresentamos a Feira de Matemática, como foco de estudo para a formação de professores. O presente projeto teve origem na nossa trajetória profissional e na organização das Feiras de Matemática no Estado da Bahia, onde surgiu a inquietação: Qual a contribuição da Feira de Matemática no processo de formação continuada dos professores orientadores que dela participam? Assim, tem como objetivo: Identificar as contribuições da Feira de Matemática no Estado da Bahia, no processo de formação dos professores. Propomos a abordagem qualitativa, a partir do estudo de caso, com referencial teórico necessário à condução da parte empírica e análise documental. Os sujeitos da pesquisa serão professores do ensino fundamental que participaram como orientadores de trabalhos. Como espaço de reflexão sobre a prática de ensino, a Feira de Matemática permitirá vislumbrar como se dá a formação continuada, a articulação com a construção do conhecimento matemático e com as questões contemporâneas.

 

Palavras-chave: Feira de Matemática; Formação Continuada de professores.


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