Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Milene Giaretta, Gisele Taís Piovesan, Alessandra Cristina Rüedell

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada nas oficinas, no decorrer do ano, realizada nas escolas municipais de Passo Fundo - RS, tendo como propósito motivar e despertar o interesse dos professores e alunos pela matemática de uma forma interativa e lúdica.  O mesmo foi pensado a partir de ações do Projeto de Extensão Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas com o Ensino da Matemática, com o intuito de que o professor e o futuro educador se sintam desafiados a aplicar atividades semelhantes àquelas apresentadas nas oficinas em sua sala de aula. Esta proposta consistiu no desenvolvimento do raciocínio lógico mediante estratégias, montagens e jogos envolvendo conteúdos matemáticos. Durante a execução das atividades, os participantes puderam manipular os materiais construídos no projeto de extensão, discutir diferentes maneiras de resolver um determinado desafio e também propor alternativas que possibilitem o entendimento da questão. Acreditamos que esta metodologia tenha contribuído com sua formação pedagógica, de tal forma que o público presente aplique esta experiência em sua prática docente, despertando no aluno o interesse pela disciplina.


Texto completo: PDF